Você já foi na Gineco, recebeu o diagnóstico de ferida no útero e ficou super preocupada?

18/11/2022 às 20:18:46

Calma, respira, vamos entender melhor!

A Ectopia, popularmente conhecida como ferida no colo do útero, surge devido à uma inflamação da região do colo do útero que pode acontecer como consequência de uma alergia, infecções ou ser resultado as alterações hormonais ao longo da vida da mulher,

Nem sempre os sintomas são notáveis, no entanto pode ocorrer sangramento vaginal, desconforto, cólicas e corrimentos.

Mas afinal, devo me preocupar Dra?

- A ferida no útero geralmente não causa câncer, sendo facilmente resolvida com o tratamento indicado pelo (a) Ginecologista.

-Porém, ao notar estes sintomas, é importante buscar a ajuda de um (a) Ginecologista para que a causa da ferida no útero seja identificada. Dessa forma, é possível que o tratamento mais adequado seja indicado, prevenindo a piora dos sintomas, o surgimento de complicações e a transmissão do agente infeccioso, no caso da ferida no útero causada por infecções sexualmente transmissíveis.

Além disso, a paciente que tem uma ferida no útero tem maior risco de se contaminar com doenças, por isso deve tomar maiores cuidados, como uso de  preservativo e vacinação para o HPV.

Compartilhe este post com uma amiga que gosta de se informar!

Juazeiro do Norte - CE