Recentemente, a atriz Luana Piovani, aos 46 anos, revelou nas redes sociais que entrou no climatério e que não se sente preparada para lidar com os sintomas dessa nova fase.

16/09/2024 às 17:55:47

A notícia repercutiu bastante, trazendo à tona um assunto que afeta milhões de mulheres, mas que, muitas vezes, é negligenciado: o climatério.

Essa fase é a transição natural do período reprodutivo para o não reprodutivo da mulher, sendo marcado por mudanças hormonais que resultam em sintomas físicos e emocionais.

Os sintomas mais comuns do climatério incluem ondas de calor, insônia, irritabilidade, secura vaginal, alterações de humor e, em alguns casos, uma queda significativa da libido. E, como Luana Piovani mencionou, muitas mulheres não se sentem preparadas para essa transição, que pode pegar de surpresa, mesmo sendo uma parte inevitável da vida.

O fato é que muitas mulheres evitam pensar ou se preparar para o climatério, seja por falta de informação ou por receio das mudanças que ele traz. Só que, mais cedo ou mais tarde, essa fase chega para todas.

Então para ajudar vocês a se preparem, separamos algumas dicas universais que servem para todas:

- Cuide da sua saúde por manter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas e ter boas noites de sono.

- Consulte regularmente sua ginecologista para discutir os sintomas e avaliar a necessidade de tratamentos, como reposição hormonal.

- A oscilação hormonal também afeta o estado emocional, então buscar apoio psicológico ou terapias alternativas pode ser importante para lidar com as variações de humor e ansiedade.

- Quanto mais você souber sobre o climatério e seus sintomas, mais preparada estará para enfrentá-los. Informar-se sobre o que esperar dessa fase pode reduzir a ansiedade e permitir um controle maior sobre a própria saúde.

Mulheres, vejam essa fase como uma oportunidade de reconectar-se com o próprio corpo e de adotar hábitos saudáveis que melhorarão a qualidade de vida a longo prazo.