Segundo a Febrasgo, a obesidade em mulheres em idade reprodutiva interfere negativamente nas chances de gestação, contribuindo para o aumento dos casos de infertilidade.
Vamos entender o porquê!
A mulher obesa fica mais propensa a ter menstruações irregulares ou até mesmo não menstruarem e nem terem ovulação. Isso porque o excesso de gordura faz o corpo produzir mais estrogênio, o que interfere no ciclo menstrual, na reprodução, leva a resistência insulina e gera disfunção na ovulação, diminuindo muitíssimo a possibilidade da gravidez.
As alterações hormonais e a resistência à insulina também levam a alterações nas células dos folículos e aumentam os radicais livres, alterando assim a qualidade dos óvulos e causando menor taxa de fertilização e menor desenvolvimento dos embriões.
A Obesidade pode ainda estar associada à Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), caracterizada por um desequilíbrio hormonal, aumento dos hormônios masculinizantes, resistência insulínica, irregularidade menstrual e anovulação.
Ela também causa uma menor receptividade endometrial, o que prejudica a implantação do embrião, como também dificulta os tratamentos de reprodução assistida e está associada a diversas complicações, como distúrbios hipertensivos, diabetes gestacional, parto prolongado, maior incidência de parto por cesárea, macrossomia, entre muitas outras.
Estar acima do peso afeta a capacidade reprodutiva tanto da mulher como dos homens, assim, é importante buscar ajuda médica especializa para tratar a Obesidade, caso deseje engravidar.
Já sabia disso? Marque aqui alguém para saber também.
Clínica São Bernardo - Altaneira - Ceará
(88) 99209-8263
Central Park - Juazeiro do Norte - Ceará
(88) 98806-9279
Complexo Femme Clinic - Juazeiro do Norte - Ceará
(88) 99663-1443