A chegada de um bebê é um momento de muita alegria e também o momento de realizar algumas avaliações para se certificar de que o bebê está bem.

06/06/2024 às 15:42:19

Um dos principais exames realizados é o famoso teste do pezinho. Esse exame é simples e rápido  e feito entre o 3º e o 5º dia de vida e consiste em coletar algumas gotinhas de sangue do calcanhar do recém-nascido.

Mas por que ele é tão importante?

O principal objetivo do teste do pezinho é detectar precocemente várias doenças congênitas e metabólicas que não apresentam sintomas visíveis ao nascimento, mas que podem causar sérios problemas de saúde se não forem tratadas a tempo.

Sendo assim, identificar essas doenças logo nos primeiros dias de vida permite iniciar o tratamento o quanto antes, prevenindo complicações graves como retardo mental, problemas de crescimento e desenvolvimento, e até mesmo a morte.

Muitas das deonças detectadas pelo teste do pezinho têm tratamentos eficazes quando iniciados logo de imediato. Isso pode incluir mudanças na dieta, medicamentos ou outras intervenções que ajudam a garantir que seu bebê cresça saudável e feliz.

Para que você fique ainda mais por dentro do assunto, veja quais doenças o teste do pezinho pode detectar:

- Hipotireoidismo Congênito
- Fenilcetonúria
- Fibrose Cística
- Anemia Falciforme
- Deficiência de Biotinidase
- Hiperplasia Adrenal Congênita

Todas essas doenças podem, de alguma forma, afetar negativamente o desenvolimento e crescimento saudável do seu bebê. Não deixe de realizar o teste e aproveite para tirar todas as suas dúvidas com o pediatra.