A chegada de um bebê é um momento de muita alegria e também o momento de realizar algumas avaliações para se certificar de que o bebê está bem.
Um dos principais exames realizados é o famoso teste do pezinho. Esse exame é simples e rápido e feito entre o 3º e o 5º dia de vida e consiste em coletar algumas gotinhas de sangue do calcanhar do recém-nascido.
Mas por que ele é tão importante?
O principal objetivo do teste do pezinho é detectar precocemente várias doenças congênitas e metabólicas que não apresentam sintomas visíveis ao nascimento, mas que podem causar sérios problemas de saúde se não forem tratadas a tempo.
Sendo assim, identificar essas doenças logo nos primeiros dias de vida permite iniciar o tratamento o quanto antes, prevenindo complicações graves como retardo mental, problemas de crescimento e desenvolvimento, e até mesmo a morte.
Muitas das deonças detectadas pelo teste do pezinho têm tratamentos eficazes quando iniciados logo de imediato. Isso pode incluir mudanças na dieta, medicamentos ou outras intervenções que ajudam a garantir que seu bebê cresça saudável e feliz.
Para que você fique ainda mais por dentro do assunto, veja quais doenças o teste do pezinho pode detectar:
Todas essas doenças podem, de alguma forma, afetar negativamente o desenvolimento e crescimento saudável do seu bebê. Não deixe de realizar o teste e aproveite para tirar todas as suas dúvidas com o pediatra.
Clínica São Bernardo - Altaneira - Ceará 88 99209-8263
Central Park - Juazeiro do Norte - Ceará 88 8806-9279
Complexo Femme Clinic - Juazeiro do Norte - Ceará (88) 99663-1443